Laudos de SPDA

(Para-Raios)

 Confecção de Laudos Técnicos com qualidade e excelência.

Atendimento:

+55  (47) 9.9929-9050

whatsapp.png

•SOBRE

          O Laudo de SPDA - Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas tem a finalizada de fornecer dados sobre o estado do SPDA (Para-Raios). Deve ser lembrado que um SPDA não impede a ocorrência das descargas atmosféricas. Um SPDA projetado e instalado conforme NBR 5419 não pode assegurar a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e bens. Entretanto, a aplicação da norma NBR 5419 reduz de forma significativa os riscos de danos devidos às descargas atmosféricas. O nível de proteção do SPDA deve ser determinado conforme a tabela B.6. da norma.

      O tipo e o posicionamento do SPDA devem ser estudados cuidadosamente no estágio de projeto da edificação, para se tirar o máximo proveito dos elementos condutores da própria estrutura. Isto facilita o projeto e a construção de uma instalação integrada, permite melhorar o aspecto estético, aumentar a eficiência do SPDA e minimizar custos.

        O acesso à terra e a utilização adequada das armaduras metálicas das fundações como eletrodo de aterramento podem não ser possíveis após o início dos trabalhos de construção. A natureza e a resistividade do solo devem ser consideradas no estágio inicial do projeto. Este parâmetro pode ser útil para dimensionar o subsistema de aterramento, que pode influenciar certos detalhes do projeto civil das fundações. 

•INSPEÇÕES

     As inspeções visam a assegurar que:

a) o SPDA está conforme o projeto;

b) todos os componentes do SPDA estão em bom estado, as conexões e fixações estão firmes e livres de corrosão;

c) o valor da resistência de aterramento seja compatível com o arranjo e com as dimensões do subsistema de aterramento, e com a resistividade do solo. Excetuam-se desta exigência os sistemas que usam as fundações como eletrodo de aterramento;

d) todas as construções acrescentadas à estrutura posteriormente à instalação original estão integradas no volume a proteger, mediante ligação ao SPDA ou ampliação deste;

e) a resistência pode também ser calculada a partir da estratificação do solo e com uso de um programa adequado. Neste caso fica dispensada a medição da resistência de aterramento.

     As inspeções devem ser efetuadas na seguinte ordem cronológica:

a) durante a construção da estrutura, para verificar a correta instalação dos eletrodos de aterramento e das condições para utilização das armaduras como integrantes da gaiola de Faraday;

b) após o término da instalação do SPDA, para as inspeções prescritas.

c) periodicamente, para todas as inspeções prescritas, e respectiva manutenção, em intervalos não superiores aos estabelecidos pela norma;

d) após qualquer modificação ou reparo no SPDA, para inspeções completas;

e) quando for constatado que o SPDA foi atingido por uma descarga atmosférica, para inspeções.

•PERIODICIDADE

•DIFERENCIAIS

         Os Diferenciais da GasFire Sistemas Contra Incêndio na confecção de laudos técnicos sempre objetivam maior segurança contra incêndio aos ocupantes da edificação, bem como a própria edificação de forma que o sistema torne-se eficiente, bem como maior economia para o contratante da mesma forma ao proporcionar maior segurança em situações emergenciais.

-Qualidade;

-Segurança;

-Economia;

-Inovação;

-Tecnologias.

•ENTRE EM CONTATO

       Para mais informações e/ou orçamentos, entre em contato conosco, temos a melhor solução para você e sua empresa em  Laudos Técnicos.

Telefone para contato +55  (47) 9.9929-9050.

      A Periodicidade de inspeções no SPDA conforme NBR 5419 atua da seguinte forma:

Uma inspeção visual do SPDA deve ser efetuada anualmente. Inspeções completas conforme item 6.1 da norma devem ser efetuadas periodicamente, em intervalos de:

a) 5 anos, para estruturas destinadas a fins residenciais, comerciais, administrativos, agrícolas ou industriais, excetuando-se áreas classificadas com risco de incêndio ou explosão;

b) 3 anos, para estruturas destinadas a grandes concentrações públicas (por exemplo: hospitais, escolas, teatros, cinemas, estádios de esporte, centros comerciais e pavilhões), indústrias contendo áreas com risco de explosão, conforme a NBR 9518, e depósitos de material inflamável;

c) 1 ano, para estruturas contendo munição ou explosivos, ou em locais expostos à corrosão atmosférica severa (regiões litorâneas, ambientes industriais com atmosfera agressiva etc.).

•DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA

    A seguinte documentação técnica deve ser mantida no local, ou em poder dos responsáveis pela manutenção do SPDA:

a) relatório de verificação de necessidade do SPDA e de seleção do respectivo nível de proteção, elaborado conforme anexo B. A não necessidade de instalação do SPDA deverá ser documentada através dos cálculos constantes no anexo B;

b) desenhos em escala mostrando as dimensões, os materiais e as posições de todos os componentes do SPDA, inclusive eletrodos de aterramento;

c) os dados sobre a natureza e a resistividade do solo; constando obrigatoriamente detalhes relativos às estratificações do solo, ou seja, o número de camadas, a espessura e o valor da resistividade de cada uma, se for aplicado.

d) um registro de valores medidos de resistência de aterramento a ser atualizado nas inspeções periódicas ou quaisquer modificações ou reparos SPDA.

     A medição de resistência de aterramento pode ser realizada pelo método de queda de potencial usando o medidor da resistência de aterramento, voltímetro/amperímetro ou outro equivalente. Não é admissível a utilização de multímetro conforme NBR 5419.

Aplicação em fundo preto.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

+55 (47) 9.9929-9050

   Atendemos todo  Brasil , SC-  Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Barra Velha, Florianópolis, Palhoça, São José, Biguaçu, Criciúma, Joinville, Balneário Piçarras, Chapecó, Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Pomerode, Timbó, Caçador, Curitibanos, Tijucas, São Francisco do Sul, Araquari, Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim, Bombinhas, Porto Belo, Itapoá, Lajes, Mafra, São Bento do Sul, Rio do Sul, Canoinhas, Nova Trento, Urubici, Erechim, Pato Branco, Laguna, Tubarão, Rodeio, PR - Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Londrina, Almirante Tamandaré, Pinhais, Lapa, São Paulo, Guarulhos, Guaíba, São Mateus do Sul, Siderópolis, Governador Celso Ramos, Canelinha, São João Batista, Cocal do Sul, Urussanga, Corupá, Anitápolis, Braço do Norte, Botuverá,, Porto União, União da Vitória, Gramado, Canela, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Esteio, Bento Gonçalves, São Francisco de Paula, Lajeado, Garibaldi, Passo Fundo e todas as regiões.